Isaías 43
1E agora, assim declara o Senhor, aquele que te criou, ó Jacob, aquele que te formou, ó Israel: «Não tenhas medo, porque eu resgatei-te, chamei-te para me servires: e tu pertences-me.
2Mesmo que atravesses os mares, estarei contigo; os rios profundos não te hão de afogar. Quando caminhares pelo fogo, não te queimarás, as chamas não te hão de atingir.
3Porque eu, o Senhor, sou o teu Deus; eu, o Santo de Israel, sou o teu salvador. Dou o Egito para pagar a tua libertação, Cuche e Sabá em troca de ti.
4Já que tens muito valor para mim, que te estimo e te amo, entrego homens em teu lugar e povos em vez da tua pessoa.
5Não tenhas medo, que eu estou contigo. Trarei os teus filhos desde o Oriente e congregarei os que te pertencem desde o Ocidente.
6Digo ao Norte: “Devolve-os!” e ao Sul: “Não os retenhas!” Tragam-me os meus filhos lá de longe e as minhas filhas dos confins da terra.
7São todos quantos têm o meu nome, que eu criei, formei e fiz, para manifestarem a minha glória.»
8«Façam comparecer este povo, que tem olhos, mas não vê, tem ouvidos, mas não ouve.
9Juntem-se todas as nações, e reúnam-se os povos. Qual dos seus deuses anunciou estas coisas e nos predisse o que aconteceu? Que apresentem testemunhas para se justificarem, e, ouvindo-as, se possa dizer: “É verdade!”
10Vós é que sois as minhas testemunhas. Palavra do Senhor! Vós é que sois o meu servo, aquele que eu escolhi, para saber, acreditar e compreender quem sou eu. Antes de mim, não houve nenhum deus, e depois de mim também não haverá.
11Eu, e só eu, é que sou o Senhor. Fora de mim, não há ninguém que salve!
12Sou eu que ofereço a salvação, a anuncio e proclamo, e não é nenhum deus estrangeiro que esteja no meio de vós. Eu sou Deus e vós sois testemunhas disso! Palavra do Senhor!
13Eu sou esse Deus desde sempre, por isso, ninguém me poderá resistir; aquilo que eu faço ninguém o poderá desfazer.»
14Assim declara o Senhor, aquele que vos liberta, o Santo de Israel: «Por vossa causa envio uma expedição à Babilónia, para arrancar todos os ferrolhos das prisões. Os gritos de alegria dos babilónios vão transformar-se em lamentações.
15Eu sou o Senhor, o vosso Santo, o criador de Israel, vosso Rei.»
16O Senhor, que outrora abriu um caminho no mar, uma estrada nas águas impetuosas;
17que pôs em marcha carros e cavalos, os exércitos com as suas tropas mais valentes, que os fez cair para nunca mais se levantarem, e extinguir-se como um pavio que se apaga,
18é ele que agora vos declara: «Não recordem mais os acontecimentos de outrora, nem pensem mais no passado.
19É que eu vou realizar algo de novo, que já está a aparecer. Será que não o notais? Vou abrir um caminho no deserto e rios na terra árida.
20Animais selvagens, chacais e avestruzes vão louvar-me porque fiz brotar água no deserto e rios em terra árida, para dar de beber ao povo que escolhi.
21E este povo que eu formei há de narrar as minhas glórias.»
22«Ó povo de Jacob, não era a mim que invocavas, não era por mim que te esforçavas, Israel.
23Não era por mim que sacrificavas cordeiros, não era a mim que honravas com os teus sacrifícios. Também não exigi de ti ofertas, nem te fatiguei, pedindo-te incenso.
24Não era por mim que compravas a canela, nem me saciavas com a gordura dos teus sacrifícios. Tu é que fizeste de mim um escravo com os teus pecados, cansaste-me com os teus crimes.
25Da minha parte, eu esquecia as tuas revoltas, sem me lembrar mais dos teus pecados.
26Diz-me o que tens contra mim e discutamos conta-me tudo para ver se tens razão.
27Já o teu primeiro antepassado pecou e os teus chefes revoltaram-se contra mim.
28Por isso, profanei os responsáveis do templo, entreguei Jacob à destruição, e Israel aos insultos.»