Isaías 9
1O povo que caminhava nas trevas viu uma grande luz; habitavam numa terra de sombras e uma luz brilhou para eles.
2Acrescentaste a alegria, ó Senhor, aumentaste o júbilo. Rejubilam diante de ti como se alegram no tempo das ceifas, como rejubilam ao repartirem os despojos.
3Tal como outrora com o jugo dos madianitas, também agora quebras o jugo da opressão que pesa sobre o teu povo, a vara que lhes rasga os ombros e o bastão do capataz de trabalhos forçados.
4A bota inimiga que pisa o solo com arrogância e a capa enrolada, tingida de sangue, serão queimadas e pasto do fogo.
5É que um menino nos nasceu, um filho nos foi dado. Deus colocou a soberania sobre os seus ombros. Os seus títulos são: Conselheiro maravilhoso, Deus forte, Pai para sempre, Príncipe da paz.
6Ele vai alargar o seu domínio e governar em paz total, sobre o trono de David e sobre o seu reino. Vai estabelecê-lo e consolidá-lo com a justiça e o direito, desde agora e para sempre. É isto mesmo o que vai realizar o Senhor do Universo, com todo o zelo.
7O Senhor lançou a sua sentença contra os descendentes de Jacob, ela caiu sobre o reino de Israel.
8Todo o povo a há de ouvir, o reino de Efraim e os habitantes da Samaria. Eles dizem com soberba e presunção:
9«Se caíram os tijolos, reconstruiremos com pedras lavradas; se deitaram abaixo as vigas de sicómoro, substituí-las-emos por vigas de cedro.»
10O Senhor fez que surgisse contra eles o seu inimigo Recin. Atiçou os seus adversários,
11os arameus pela frente e os filisteus por detrás. Eles devoraram Israel à boca cheia. E apesar disto, a ira do Senhor não se acalma, a sua mão continua ameaçadora.
12Mas o povo não se converteu a Deus, que o castigava, não procurou o Senhor do Universo.
13Então num só dia, o Senhor cortou em Israel a cabeça e a cauda a palma e o junco.
14O ancião e o nobre são a cabeça, os falsos profetas são a cauda.
15Os dirigentes do povo enganam-no, e os dirigidos são totalmente esmagados.
16Por isso, o Senhor não se alegra com os jovens, e não tem compaixão dos órfãos e viúvas. São todos ímpios e maus; tudo quanto dizem é infame. E apesar disto, a ira do Senhor não se acalma, a sua mão continua ameaçadora.
17A maldade está a arder como um fogo, que consome silvas e cardos; o fogo toma conta das árvores da floresta e levanta para o céu colunas de fumo.
18O país está em chamas devido à cólera do Senhor do Universo: o povo é pasto das chamas. Ninguém tem compaixão do seu próximo.
19Cortam um pedaço à direita e continuam com fome, devoram um outro pedaço à esquerda e não ficam saciados. Cada um devora os seus próprios parentes.
20A tribo de Manassés está contra a de Efraim e esta contra a de Manassés, e as duas juntas contra a de Judá. E, apesar disto, a ira do Senhor não se acalma, a sua mão continua ameaçadora.